Maior avanço nos equipamentos de separação magnética.

Os separadores Gaustec® são até 50% mais eficientes em relação aos equipamentos existentes no mercado (para o mesmo campo magnético).

Empresas internacionais encontram em Minas Gerais a tecnologia de ponta para processos de tratamento de minério de ferro

Mercado internacional de mineração está de olho em tecnologia brasileira e já garante investimento na área com a compra de produtos desenvolvidos por empresa nacional.

No mercado há três anos, a GAUSTEC® Magnetismo é hoje uma empresa mineira com atuação mundial, através do fornecimento de equipamentos, máquinas e serviços para mineração. Apresenta um diferencial mercadológico em relação aos concorrentes, já que é responsável por importantes avanços tecnológicos na área de separação magnética, através do desenvolvimento de produtos diferenciados, com diversas patentes em seu nome, e apresentação de uma engenharia individualizada no desenho de processos para o tratamento de minério.

No dia 12 de março, terminou sua visita ao Brasil, o diretor executivo de uma empresa indiana que veio dar continuidade às negociações de fornecimento de equipamentos brasileiros de mineração. A empresa Brahmani River Pellets Limited, BRPL, do grupo Stemcor, escolheu tecnologia da companhia mineira para garantir a qualidade dos seus processos de tratamento de minério de ferro.

O projeto da BRPL prevê o tratamento dos rejeitos de outras minerações daquele país, que serão bombeados através de um mineroduto, sistema de tubulações por onde se transportam minérios a longas distâncias, de aproximadamente 218 km até a usina de pelotização da empresa indiana. Esta usina está em fase de construção e tem data prevista para entrar em operação em 2010.

Este é o segundo fornecimento por parte da GAUSTEC® ao país indiano. Em 2007, foram vendidas duas unidades do equipamento que ocupa a terceira posição na linha de produtos da empresa quando o assunto é capacidade de produção. A venda aconteceu ao grupo Hari Machines LTD, que tem interesse em cimento, refratários, siderurgia, software e também em mineração.

Para falar sobre esta cooperação entre os dois países, o Diretor Executivo da BRPL explica que a GAUSTEC® oferece um atendimento diferenciado em relação às demais empresas do ramo. “As outras empresas vendem equipamentos similares, mas, a companhia mineira está engajada em ajudar o cliente a desenvolver os testes e escolher o melhor processo para o negócio”, diz.

A GAUSTEC® conta também com parcerias para a o tratamento de minérios em outros paises, como na América do sul, onde é representada pela empresa Modulax, também de origem mineira. Nesta cooperação, a GAUSTEC® é responsável pela tecnologia e projetos dos separadores e a Modulax, empresa especializada em estruturas industriais e equipamentos siderúrgicos, responsável pela fabricação do produto. Segundo o diretor da Modulax, esta parceria leva a outros centros menos desenvolvidos tecnicamente a expertise da tecnologia de separação magnética de ponta, desenvolvida pela GAUSTEC®.

Outras Noticias